segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Descomplica aê- Aula da Saudade jornalismo 2010.2 FIP








Olá pessoas!

Estou aqui mais uma vez descomplicando a nossas vidas... E hoje de uma forma bem especial: Após 4 anos de amores e ódios na facul, estamos concluindo o Curso de Jornalismo!

Ah eu amo a Turma!!!
Como vou sentir saudades de todas as coisas toscas, loucas, tresloucadas, inteligentes, belas, nostálgicas que fizemos. As noites que passei no calor de Duck City para fazer nossos trabalhos, e por aí vai...

Mas o momento não é de tristeza, sim de alegria (afinal falta 60 dias para sermos jornalistas de fato e direito), e de correria pra dar conta do TCC.

O fato é: bateram o martelo sobre a Aula da Saudade. E o tema escolhido pela Turma "Éramos 55, hoje somos 18" foi: Dancing Days, claro, porque nossa festa vale tudooooo!

Mas vamos descomplicar por partes:

I- Que é Dancing Days?

Foi uma novela brasileira exibida na Rede Globo entre 1978 e 1979, escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho.

Tá aí a abertura da novela (direto do youtube):




Tá ok, é produto da Globo. Mas e a moda?

Psicodelismo, Black Power, paz e amor: essas eram as principais frases ou tags da moda setentista. Misturava o básico americano do jeans e camiseta com o exótico das culturas mundiais. Os Hippies (tá ligado!), foram os principais ícones da moda setentista que, nos dois últimos anos, foi impulsionada pela cor e brilho da era disco (Embalos de Sábado à noite?), dando passagem para a era 80 (minha era e era de um bando de colega meu da facul, heheheheh).

Firmeza Mano, e o que eu visto, ladyrafa?

A moda deixa de ser formal: As roupas ganham ares psicodélicos inspirados dos ídolos musicais da época (Jimmy Hendrix e Janis Joplin, sacas). Mas como agente é do tempo de Cazuza, Xuxa e a Turma do Balão Mágico, segue aí algumas informações:


  • Calças boca de sino enormes.

  • Tachinhas, bordados, brilhos

  • Camurças com Franjas

  • Muita cor

  • A teoria do nada a ver: todas as cores juntas e misturadas

  • Colares de contas, miçangas, penduricalhos, penas.

  • saias Longas (adoro), túnicas, estilos ciganos e indianos (mistura de La Gitana com arê baba!)

  • Muita cintura baixa (não dá pra quem tem barriguinha saliente)

  • sapatos, cores, botas, cores, plataforma e... mais cores.

Nenhum comentário: