quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Religare: os caminhos, as verdades, as vidas- Introdução

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
Essas são as palavras atribuídas a Jesus Cristo no livro de João, no capítulo 14 e versículo 6.
Seguindo tais palavras que foi criado o Cristianismo, religião monoteísta centrada na vida e ensinamentos do Bom Mestre.
há 3 vertentes principais: o Catolicismo Romano, o Catolicismo Ortodoxo e o Protestantismo. Nesse último, divide-se em 3 ramificações e, dentro de cada uma, vários raminhos. Segue-se a divisão e alguns exemplos:
Tradicionais (Batista, Presbiteriana, etc)
Pentecostais (Assembléia de Deus, Deus é Amor, Congregação Cristã no Brasil, etc)
Neo-pentecostais (Universal, Internacional, Mundial, etc)

Dentro desse conjunto de temas, procurarei falar das minhas experiências, pincelando momentos históricos e análises antropológicas e sociais, sobretudo no Catolicismo Romano onde permaneci até os 12 anos, e no protestantismo que pratiquei ativa e porque não dizer fanaticamente até 2006.
Digo fanatismo pois, em 2007 comecei a buscar soluções para resolver meus questionamentos. Consegui compreender com a visão intelectual que a maior das verdades é que não existe verdades absolutas, logo, que há uma satanização de coisas pequenas e que, talvez por não saberem responder aos seus fiéis questões relacionadas a sexualidade humana, costumes, modernização da sociedade, etc... acabam depositando toda a culpabilidade em Satanás.
Descobri que, para muitos evangélicos, o avanço nos estudos corresponde a "afastar da verdade", "ficar confuso na fé". Sinto-me como Eva no paraíso, quando comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que abriu os olhos e descobriu que estava nua. As leituras me fizeram abrir os olhos, a me fazer descobrir o quanto estava nua em termos de intelecto e cultura.
Longe de mim fazer quaisquer críticas a quem é adepto fiel, seja qual a religião ou demonimação. Ainda frequento a Assembléia de Deus, mas mantenho o meu pensamento firme, pois hoje eu tenho propriedades para argumentar sobre todos os temas, todas as nuances que pintam no meio evangélico.
Espero que, com as minhas explanações possa ao menos, despertar algum interesse na maior lei que está escrita na Bíblia: o do livre-arbitrio.

Nenhum comentário: